quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Continuação - Pioneiros dos Estudos da Administração

Charles Babbage foi um cientista, matemático e inventor, inglês nascido em Teignmouth, Devon.
Foi mais conhecido e, de certa forma, reverenciado como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas, a máquina analítica. Ele é considerado o pioneiro da computação.


Daniel McCallum nasceu nas Escócia mas foi para os EUA em 1822. O seu primeiro empreendimento de grande impacto foram: as ferrovias. Entretanto, este sistema precisava ser melhorado, onde ele buscou um sistema de organização que levasse a uma melhoria no desempenho. Para ele uma boa administração se baseava na disciplina, descrições específicas  e detalhadas  de empregos, o relato frequente e preciso de desempenho, salário e promoção baseada em méritos uma hierarquia claramente definida de autoridade, unidade de comando e responsabildiade final na organização como um todo.

Henry V. Poor, nasceu nos EUA, e suas idéias e recomendações foram extremamente avançadas para a época. Para ele era indispensável ter um estrutura organizacional bem elaborada em que as pessoas eram responsáveis pela estrutura comunicativa, ou seja, ele queria que as pessoas se comunicassem entre si, para que a alta direção soubesse o que estava ocorrendo dentro da empresa como um todo. De certa forma para detectar onde estaria o problema.
Foi ele um dos maiores contribuidores do pensamento administrativo. Porém ele reconheceu o perigo de a sistematização fazer com que as pessoas se sentissem como engrenagens de uma máquina e sua solução foi recomendar uma espécie de LIDERANÇA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário