quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um Pouco Sobre os Pioneiros dos Estudos da Administração

Adam Smith foi um economista e filósofo escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
Acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também as constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
As doutrinas de Adam Smith exerceram uma rápida e intensa influência na burguesia (comerciantes, industriais e financistas), pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo.


Robert Owen foi um industrial inglês, e um filósofo socialista libertário. É considerado o pai do movimento cooperativo.
Reduziu a jornada de trabalho para 10,5 horas diárias (uma avanço para a época), fez erguer casas para os operários, o primeiro jardim-de-infância e a primeira cooperativa.
Owen provou que: Um toque humanista motiva os trabalhadores. Em 1817 evolui da ação assistencial para a crítica frontal ao capitalismo, tentando convencer as autoridades inglesas, bem como estrangeiras, da necessidade de reformas no setor de produção e, por essas criticas, foi expulso da Inglaterra.
                                                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário